sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Currículo, Narrativas e oralidade:A história de vida de D. Terezinha e as contribuições para o currículo da Escola Municipal Antonio Bastos de Miranda


RESUMO

Aluna: Maria das NevesA. Dourado
Orientadora: Prof. Claudia Maysa Lins

Currículo, Narrativas e oralidade:A história de vida de D. Terezinha e as contribuições para o currículo da Escola Municipal Antonio Bastos de Miranda – Missão do Sahy. Monografia de conclusão do curso de Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, apresentada Á universidade do Estado da Bahia, campus VII, 2008. O contexto atual tem mostrado o quanto o Brasil é diversificado e rico em suas manifestações culturais, em função do regionalismo, havendo uma crescente valorização dos costumes locais em diálogo com diferentes culturas, levando a um intercâmbio multicultural. Essa troca tem a oralidade como um dos seus principais instrumentos. A transmissão de saberes dentro de uma comunidade especifica também dá-se por meio da oralidade. Assim sendo a presente pesquisa objetivou analisar as contribuições das narrativas de D. Terezinha para a dinamização e contextualização do currículo da Escola Municipal Antonio Bastos de Miranda – Missão do Sahy. A metodologia fenomenológica foi priorizada, utilizando-se como instrumento a entrevista semi-estruturada ao sujeito da investigação. Procedeu-se as análises dos dados coletados por meio da metodologia numa perspectiva epistemológica fundada na fenomenologia Macedo (2004), em diálogo com outros autores que compuseram o quadro teórico, a saber: Alberti (1989); Brandão (1989); Gonçalves (1997); Machado (2007); Nicolau (2003); Koch (1992); Silva (1971); Silva (2001) entre outros. Por fim apresentam-se as considerações finais ressaltando os resultados do estudo, onde se constatou que na análise dos dados constam elementos extremamente ricos, que servirão como caminhos possíveis para recuperar as condições de vida da comunidade; as formas de dar visibilidade ao cotidiano de populações silenciadas pela história.
Palavras-chave: Oralidade; Educação; História de vida e Cultura.
A MONOGRAFIA ESTÁ DISPONIBILIZADA NA BIBLIOTECA DO CAMPUS VII DA UNEB

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